A Receita Federal emitiu, nesta sexta-feira (26) um alerta sobre um novo golpe que envolve a declaração do Imposto de Renda 2023, que deve ser enviado até a próxima quarta-feira (31).
Na prática, mensagens de texto usam o nome da Receita Federal para fazer o contribuinte acreditar que houve algum erro no documento e que é preciso fazer a correção por meio de um link.
O endereço solicita informações pessoais para que as falhas sejam corrigidas, mas o real propósito é fazer com que criminosos tenham acesso a dados como cadastros e contas bancárias, por exemplo.
“Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis à gente mal-intencionada”, informou o órgão.
A Receita Federal afirmou em comunicado que não envia mensagens por e-mail ou por mensagens de texto que solicitam através de links correções de erros em declarações.
Segundo a Receita Federal, as informações enviadas pelos contribuintes são comparadas com dados fornecidos por outras entidades que também prestam informações ao órgão, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações prestadas, a declaração será separada e direcionada para a chamada Malha Fiscal, ou Malha Fina como é popularmente conhecida. Pessoas que estão nesta categoria não recebem a restituição do Imposto de Renda.
Para saber se a sua Declaração está nesta situação, é preciso acessar o e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” , ir na aba “Processamento” e escolher o item “Pendências de Malha”.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290