OUÇA AQUI

VOCÊ ESTÁ EM...

São Paulo | MASSA FM 92.9

ESCOLHA SUA PRAÇA


Pente-fino: INSS convoca beneficiários do BPC / Foto: gov.br

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocar as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam se inscrever ou atualizar seus dados. O processo faz parte de um pente-fino do benefício anunciado pelo governo federal em julho. À época, foram publicadas regras mais rígidas para concessão e revisão do BPC.

Segundo as normas, aqueles que recebem o BPC, não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos terão que atualizar os dados:

a) Em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes;

b) Em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

Além disso, o CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o próprio BPC.

Preciso atualizar meus dados para o BPC?

O INSS disponibilizou no aplicativo e no site “Meu INSS” a opção para que as pessoas possam conferir se terão que se inscrever ou atualizar o CadÚnico. Assim, não são necessários login e senha, basta usar o número do CPF.

O crédito do pagamento pode ser bloqueado em 30 dias a contar do envio da notificação, caso o beneficiário não compareça para atualização dos dados.

Perícia médica

De acordo com o INSS, os beneficiários do BPC para pessoas com deficiência não serão chamados para passar por perícia médica neste ano. A primeira fase do programa de revisão contempla apenas a checagem de dados cadastrais e renda.

Já aqueles que recebem o benefício por incapacidade de longa duração terão que fazer a perícia, além de apresentar os documentos atualizados.

RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 4369-9290

você está ouvindo:

Massa FM 92.9 - ao vivo

00:00
00:00