Em 2025, menores de 16 anos só usarão Instagram com autorização dos pais. A funcionalidade “Contas para Adolescentes” tem o objetivo de aumentar a segurança e o controle dos pais no uso da rede social pelo público mais jovem.
A mudança responde às preocupações constantes sobre o impacto das redes sociais na saúde mental dos adolescentes. A medida permite que os seguidores estejam sob supervisão dos pais, que o contato com estranhos seja reduzido e que haja notificação devido ao uso excessivo da rede social.
Segundo o Datafolha, 58% dos pais com filhos de até 17 anos acreditam que crianças menores de 14 anos não deveriam ter acesso a celulares ou tablets próprios, nem a aplicativos de mensagens como WhatsApp. No caso de redes sociais e de vídeos populares como Instagram, o percentual sobe para 76%.
As mensagens diretas (DMs) serão restritas a conexões já estabelecidas, reduzindo o risco de contato com estranhos. Assim, apenas pessoas autorizadas poderão interagir com o adolescente. A estratégia reduz reduzir a exposição indesejada e evitar potenciais situações de assédio ou bullying online.
A Conta para Adolescentes terá a função de aprovação de novos seguidores. Além disso, os pais poderão aprovar ou negar solicitações de mudanças nas configurações da conta.
A rede social passará a notificar os adolescentes para que façam pausas após uma hora de uso diário. Assim, os pais também poderão decidir quando e por quanto tempo seus filhos poderão usar o Instagram.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290