A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira de preço da energia elétrica em dezembro será verde, ou seja, não haverá cobrança adicional na conta de luz.
Segundo o órgão, a bandeira verde foi acionada porque as chuvas resultaram em uma melhoria significativa nas condições de geração de energia.
Dezembro será o primeiro mês sem tarifas adicionais nas contas desde agosto, quando a Aneel anunciou a transição da Bandeira Verde Nível 1 para a Bandeira Vermelha Nível 1 – um dos níveis mais caros do sistema de cores da agência.
Neste mês de novembro está em vigor a bandeira amarela, com cobrança adicional de R$ 1,88 por 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Porém, nas últimas semanas, as chuvas mais intensas favoreceram a geração de energia hidrelétrica, que é mais barata de gerar do que a energia térmica, que é acionada com mais frequência quando os níveis dos reservatórios estão baixos. Assim, dezembro não terá custo extra.
O sistema de bandeiras da Aneel sinaliza as condições de geração de energia no sistema elétrico. Assim, durante o ano, cada mês teve uma bandeira devido as condições climáticas. Veja quais foram:
Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor. Assim, a verde não cobra nada a mais, enquanto a vermelha patamar 2 tem o maior custo adicional.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290