OUÇA AQUI

VOCÊ ESTÁ EM...

São Paulo | MASSA FM 92.9

ESCOLHA SUA PRAÇA


Nas eleições municipais deste último domingo (6), onze capitais já elegeram seus prefeitos. Por outro lado, em outras quinze capitais, a decisão ficou para o segundo turno que será realizado no dia 27 de outubro.

Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luis (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES) já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos.

Já os eleitores de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) deverão voltar às urnas ara o segundo turno.

Dados sobre eleições municipais

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 21% dos eleitores dos mais de 155 milhões aptos a votar, não compareceram às urnas neste primeiro turno.

Já o aplicativo e-Título recebeu mais de 2,5 milhões de justificativas.

Assim, os eleitores que não votaram podem justificar a ausência no prazo de até 60 dias após a votação. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. 

O número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de vereadores no país cresceu 13% entre as eleições de 2020 e de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, com mais de 58 mil vagas, mais de 10 mil foram preenchidas por mulheres, isso significa pouco mais de 18%.

O total de homens eleitos em todo o país diminuiu. Assim, eles somam um pouco mais de 81% dos vereadores.

Além disso, os partidos que integram federações partidárias elegeram 7.658 vereadores nas eleições municipais deste ano.

Apenas o PT e o Rede elegeram mais vereadores desta vez do que há quatro anos. Os demais partidos tiveram queda.

As federações partidárias são a união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Nessa modalidade de aliança, as siglas funcionam como um único partido nas Casas legislativas.

Crimes eleitorais

O primeiro turno das eleições municipais teve 515 prisões por crimes eleitorais.

Entre as infrações mais frequentes, destacaram-se a boca de urna, registros de compra de votos e ocorrências envolvendo propaganda eleitoral irregular.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou mais de 2500 crimes eleitorais. Ao longo do domingo, foram apreendidos cerca de 520 mil reais em dinheiro supostamente ligado a crimes eleitorais.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições municipais está autorizada a partir das 17hs desta segunda-feira (7).

Os eleitores de 52 municípios vão voltar às urnas no dia 27 para eleger candidatos à prefeitura dos municípios.

Assim, com o encerramento do prazo de 24 horas após a votação do primeiro turno, as campanhas podem voltar a realizar comícios, caminhadas, carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha. A propaganda eleitoral pode ser feita até 26 de outubro, véspera do segundo turno.

Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV volta a ser transmitido no dia 11 e vai até dia 25.


RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290

você está ouvindo:

Massa FM 92.9 - ao vivo

00:00
00:00