Invasores conseguiram acessar o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal. A Secretaria do Tesouro Nacional confirmou o acesso indevido mas negou que houve invasão no sistema.
A denúncia de invasão ao Siafi foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, na última segunda-feira (22). Segundo a reportagem, o sistema de pagamentos teria sido invadido para desviar recursos da União. A suspeita é de que alguém usou o CPF e a senha no Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.
Até o momento, estima-se que os criminosos tentaram desviar ao menos R$ 3,5 milhões, em várias operações ilegais. Além disso, há a suspeita de que parte do valor roubado tenha sido enviado para fora do país e, por isso, o Banco Central entrou para a força-tarefa. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, ao menos três senhas foram usadas para tentar corromper as operações e, pelo menos, 17 senhas foram corrompidas. O montante desviado ainda não foi mensurado. A investigação da fraude envolve a Polícia Federal, a Abin, o Tribunal de Contas da União e outros órgãos.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290