O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (11), com veto, a lei que restringe a ‘saidinha’ de presos em feriados e datas comemorativas. Entretanto, Lula decidiu para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.
Apesar de manter o direito aos presos que cumprem regime semiaberto, o presidente manteve a exigência do uso da tornozeleira eletrônica. Por isso, de acordo com a lei sancionada, fica proibida a saída temporária de presos condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como os de estupro, homicídio, latrocínio e tráfico de drogas.
A proposta que restringe a “saidinha” foi aprovada pela Câmara no mês passado. Na ocasião, a liderança do governo na Câmara preferiu que a base governista votasse. Agora, o veto será analisado por deputados e senadores, que poderão manter ou derrubar a decisão do presidente. Entretanto, a expectativa é que a Câmara dos Deputados se prepare para derrubar o veto do presidente.
Pela legislação atual, os presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar o presídio por cinco dias para medidas socioeducativas, como visitar a família, estudar ou participar de atividades de ressocialização.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290