O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, compareceu, nesta terça-feira (8) ao Senado para prestar depoimento na CPMI que investiga os atos do dia 8 de janeiro. Contrariando o histórico de depoimentos que passaram pela comissão, Torres não ficou em silêncio e respondeu as perguntas feitas na sessão.
Ele é investigado por suposta omissão na data da invasão às sedes dos Três Poderes. O também ex-ministro da Justiça ficou preso por quatro meses, mas ainda cumpre medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Anderson Torres disse à CPMI que faltaram policiais para conter os manifestantes no dia 8 de janeiro.
Ele também alegou que desconhecia o risco iminente de violência e vandalismo que poderia acontecer em Brasília na data, já que estava viajando para os Estados Unidos. “Se eu tivesse recebido qualquer alerta ou informe de inteligência indicando o risco iminente de violência e vandalismo, eu não teria viajado”, disse.
Logo na abertura da sessão, o ex-ministro deu sua versão sobre a chamada “minuta do golpe”, alegando que o documento era “fantasioso“, e uma “aberração” sem “validade jurídica”.
A minuta do golpe é um documento que foi encontrado durante busca e apreensão na residência de Torres e que tratava sobre uma intervenção contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto citava um “estado de defesa” que tinha como objetivo anular o resultado das eleições de 2022.
Segundo o ex-secretário, o resultado das eleições do ano passado nunca foram questionados.
“Nunca questionei o resultado das eleições. Fui o primeiro ministro a receber a equipe de transição, no meu caso Flávio Dino, que seria meu sucessor. Entreguei relatórios, agi de forma transparente e sempre no sentido de facilitar. Durante a transição, não foi registrado qualquer contratempo e tudo correu dentro da normalidade”, afirmou Torres à CPI.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290