O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra a campanha publicitária de 70 anos da Volkswagen. No vídeo, a cantora Elis Regina, que morreu em janeiro de 1982, é trazida “de volta à vida” por meio de ferramentas tecnológicas e Inteligência Artificial (IA).
Na propaganda em questão, Elis Regina aparece ao lado da filha, a também cantora Maria Rita, cantando a música “Como Nossos Pais”.
Como o conteúdo faz parecer que Elis está viva, o Conar divulgou que a representação foi motivada por queixas de consumidores, que questionaram a ética da empresa em usar IA com objetivo publicitário. Foram apontadas questões sobre o “respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”.
Agora, a discussão será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar. Em regra, o julgamento é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação.
Procurada pela Massa FM, a empresa emitiu uma nota sobre o caso:
“A Volkswagen do Brasil foi notificada pelo CONAR em 10 de julho e apresentará sua resposta no prazo concedido“.
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