O Instituto Butantan informou que já está preparado para iniciar os testes pré-clínicos da vacina contra a gripe aviária.
O desenvolvimento do imunizante começou em janeiro deste ano pelo instituto, onde estão sendo utilizadas cepas vacinais concedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Butantan, a vacina começou a ser produzida em razão da preocupação de uma nova pandemia no país. “A gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia, daí a mobilização da instituição, que se iniciou em janeiro deste ano”, disse o instituto, em nota.
Na segunda-feira (22), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional após ser identificado a infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres no Brasil.
A medida também prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves, bem como a criação dos pássaros ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.
RGM Administração de Valores LTDA – 35.287.923/0001-50
Avenida Paulista, 807 – 18º Andar
Cep: 01311-915
São Paulo-SP
[email protected]
WhatsApp Massa FM Ouvinte: 11 3509-9290